quarta-feira, 8 de julho de 2020

AS INFECÇÕES CUTÂNEAS

Vale mais prevenir...
 Olá aqui estou eu novamente, (de vez em quando lembro-me do blogue) desta vez depois de uma paragem de 1 mês sem pedalar, não por causa do Covid 19, mas por uma causa bem mais benigna que esse maldito bichinho que havia de aparecer nas nossas vidas, sabe-se lá até quando.
Há bicharada e BICHARADA... Pois o meu bichinho apareceu-me na zona das virilhas após uma depilação com máquina de rapar os pêlos e logo de seguida ter ido pedalar com uma bermuda bem justinha ao corpo. É justinha que se pretende, mas temos que ter em consideração dois aspectos importantes:-
- A qualidade do tecido !
  - As costuras da carneira !
O equipamento que eu usei foi dos primeiros que tive e raramente andava com ele já devido ao desconforto que me causava,  mas porque não me lembrei que tinha feito a depilação, vesti-o; Má decisão pelos vistos !
Chegado a casa, e como habitualmente, tomei o meu duche de àgua fria e após este, mais uma má decisão , não coloquei o creme hidratante na zona do corpo mais castigada pela pedalada, as virilhas.
Tudo bem até aqui, outro dia outra pedalada, mais um dia e mais outra pedalada, até que a comichão e o ardume começaram a aparecer. Vou à farmácia e, pomada p'ra cima; -  a coisa estava pior ! Volto à farmácia e levo outra pomada mais cara mas de efeito semelhante, ou seja * Nem aqueceu nem arrefeceu.
 A inflamação alastrava a olhos vistos e lá fui ao Trofa Saúde Hospital, pagar uma pipa de massa a uma dermatologista que não se fez rogada em me ver os coisos. Conclusão: duas pomadas diferentes, mais um pó, e meus caros, não é que a miúda percebia mesmo daquilo.
Após a segunda aplicação pelo menos a comichão já tinha desaparecido. QUE ALÍVIO !.
Duas semanas de tratamento e não estou pronto para outra porque isto vou passar a ter mais cuidados com os equipamentos que visto, e os que no futuro irei comprar. É preferível dar mais 20 ou 30 € e comprar bom, ou razoável, do que comprar baratinho, bonitinho e de qualidade duvidosa.
Deixo algumas notas para os meus amigos:
 - Quando chegarem a casa depois de dar ao pedal vão logo para o duche em vez de se sentarem a editar a actividade -  o suor acumulado nas virilhas é salgado e vai ajudar à proliferação de bactérias na pele.
- Depois do duche secar bem a zona e colocar um creme regenerador ou apenas um bom hidratante de pele.
- Não utilizar o mesmo equipamento duas vezes sem lavar, mesmo que pareça que está limpo e não tenha odor.
- Se possível lavar a 40º no mínimo, na máquina de lavar.
- Se não tiveres máquina lava com sabão pois este contém propriedades anti-bacterianas.
- Nunca vistas um calção húmido.
BOAS PEDALADAS