sábado, 25 de junho de 2016


Pela primeira vez fui a São Jacinto de bicicleta.
Há alguns anos atrás, passava quase todas as semanas aqui nesta bela zona da Ria de Aveiro, e nem por sombras me passava pela cabeça que um dia o iria fazer, mas de bicicleta. Desde que comecei a pedalar com mais frequência, o Furadouro, a Torreira e São Jacinto foram por mim definidos como alvos a visitar. Hoje fui até São Jacinto, e devo dizer que além do prazer que sinto em pedalar, e ainda por cima por locais tão aprazíveis comos estes, fiquei bastante satisfeito com a evolução que aquela zona sofreu, durante estes anos em que deixei de passar por ali em trabalho. Além das ciclovias, a zona do cais está muito bonita, com bastantes esplanadas e restaurantes. Vemos muita gente a passear, e a praticar desporto, e as vistas são maravilhosas como sempre.
Aveiro sem dúvida uma bela Região !

domingo, 19 de junho de 2016












Nada como o bom tempo para pedalar à noite. Há quem não goste, e até compreendo, porque se torna um pouco mais perigoso. No entanto se formos equipados de forma adequada, ou seja, sermos vistos pelos carros a alguma distância, através dos reflectores que devemos usar nestas circunstâncias, o perigo diminui. Também convém conhecermos bem o percurso que vamos fazer, pois armadilhas na estrada não faltam, tais como falhas no alcatrão, tampas de saneamento levantadas, pedras soltas, terra e areia nas bermas, etc.
Como em tudo na vida devemos ter cuidado.

sábado, 11 de junho de 2016


Depois de mais de uma semana em que andei meio zonzo, com falta de ar, fadiga muscular, e uma valente dor por baixo das costelas, e que me levou a suspender um evento (caminhada pela serra) que tinha criado para o dia 10 de Junho, depois de tiradas as conclusões que, além da dor, tudo tinha sido causado por uma troca de medicação, que a Srª Doutora fez o favor de fazer à minha pessoa, eis-me hoje com saudades e vontade de dar ao pedal. Virado a norte, sem vento, segui a costa marítima, e as margens do Douro, com destino a Angeiras. Dizem que o "comer e o coçar tudo vai do começar", e eu acrescentaria o pedalar...
- Pois, fui indo, indo e dei comigo já bem perto de Vila do Conde. Foi um passeio agradabilíssimo, muito calmo na ida, sentindo a partir de Angeiras um intenso cheiro a maresia, como há muito não sentia. Que prazer, que sensação respirar bem fundo aquele ar, e sentir-me como um garoto em cima da bicicleta.
Enquanto pedalo não penso na vida, só penso em viver ! - e hoje pensei também em todos aqueles que por motivos de saúde, não podem fazer qualquer tipo de actividade física; como lamento...
Mas mais lamento aqueles que podendo, não o fazem !
Nascemos sem pedir, e morremos sem querer - A vida é um intervalo que devemos aproveitar, ser felizes e fazer os outros felizes.
Um bom fim de semana para todos os amigos.

Intervalo para a banana...

Vila do Conde

Passadiço para parque Campismo de Árvore

E não é que furei...


sábado, 4 de junho de 2016


Passeio de bicicleta pelo interior, atravessando 3 das vilas mais antigas de Gaia, e depois descendo até à margem esquerda (Gaia) do Rio Douro.
Em ritmo calmo, por lugares por mim nunca pedalados, desfrutando do prazer de passar uma manhã fazendo uma das coisas que me dá mais prazer.