segunda-feira, 7 de dezembro de 2015


Até à data de hoje este foi o treino/passeio mais longo que fiz. Logo de manhã, e depois de uma noite sem dormir (acordado desde as 02 h) tomei às 05,30 h um pré-pequeno almoço composto de uma tangerina, uma banana e um iogurte. Depois às 07,30 horas o tradicional pequeno almoço a dois, com pão estaladiço cozido a lenha e café com leite.
O tempo não estava convidativo a sair, muito vento sul a puxar chuva, e o céu muito nublado. Demorei um pouco a decidir-me e arrisquei: não tinha nada a perder, pois caso o tempo ficasse mesmo muito mau era só virar para trás, isto caso ainda fosse perto do ponto de partida. Felizmente o tempo manteve-se firme, embora com bastante vento, que por duas ocasiões me abanou em cima da bike, ficando mesmo à beira de cair, o que não aconteceu felizmente.
Nunca tinha feito este percurso e sabia o que me esperava: subidas acentuadas e longas. No entanto, a pouca experiência que tenho vindo a adquirir, ensinou-me a não olhar para o final destas, e a não querer chegar depressa demais, doseando o esforço que sei poder fazer dentro das minhas limitações, com a dificuldade que as subidas me iam  colocando. Vou subindo conforme posso e olhando o asfalto apenas um metro adiante da roda dianteira. De vez em quando claro que dou uma olhadela mais além para ver se existe algum obstáculo.
Cheguei a Castelo de Paiva, saquei umas fotos para marcar presença, e repus alguma da energia que tinha gasto, com uma sandes de queijo e fiambre de perú, e a bananita da ordem. Durante o percurso a hidratação habitual com uma bebida isotônica. Ao chegar à Marina que antecede a Foz do Rio Sousa, afluente do Douro, e como estava a ficar sem bateria no meu telemóvel, entrei num pequeno restaurante de refeições económicas, onde comi uns apetitosos bolinhos de bacalhau, enquanto o telemóvel carregava.
Montei novamente em cima da bike e os 31 ou 32 Km que me separavam de casa, esses sim, custaram bastante a fazer; em 1º lugar porque tinha acabado de comer e não queria esforçar-me demais; depois comecei a apanhar vento de frente e alguma chuva, que somados ao cansaço que já trazia me dificultaram bastante a pedalada e o ritmo que queria manter.
Demorei um pouco mais do que pensava, mas cheguei bem sem qualquer problema, e estou pronto para outra.
Chegado a casa comi uma sandes de queijo e um copo de sumo, lavei a bike, lubrifiquei, e o que tinha para fazer em casa (aspirar) vai ficar para amanhã.
Bom feriado.